quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Passaporte, tramites para quem já teve seu nome alterado...

Pois é!E continua a saga para entregar o application, eis que eu fui realizar o agendamento para emissão do passaporte no site da Receita Federal, quando eu estava preenchendo o formulário na internet me deparei com uma situação inusitada lá estava falando que quem já teve seu nome alterado a qualquer tempo por decisão judicial (meu caso!), em razão de casamento, separação ou divórcio deveria informar e apresentar além do documento de identidade, certidão de nascimento atualizada com as devidas averbações/anotações.
Apenas para esclarecer resumidamente a história é o seguinte minha mãe engravidou de um homem casado e naquela época há 25 anos atrás nenhum homem casado podia registrar filhos de outro relacionamento sem realizar o teste de paternidade DNA, desta forma quando nasci minha mãe me registrou no nome dela, sem o nome do meu pai, após a realização do teste de DNA(olha só que chique! DNA naquela época!rs) foi incluído o nome dele como pai além do sobrenome Carvalho no meu nome, numa nova certidão de nascimento. A primeira certidão a via original minha mãe perdeu, e a segunda a atual não consta averbação, sobre o ocorrido.
Primeiro fiquei naquele dilema até conversei com algumas meninas, não sabia se informava que já havia tido outro nome ou simplesmente ignorava, resolvi ignorar, mas quando fui ler atentamente minha certidão (atual) na ultima linha no campo observação esta mencionando que aquela certidão havia elementos de averbação a margem do termo e bla bla blá, ou seja, estava se referindo a minha primeira certidão onde tem apenas o nome da minha mãe, ou seja, cai do cavalo! Não podia ignorar que eu havia mudado de nome e o pior não foi só isso o pior é que na minha certidão NÃO HÁ AVERBAÇÃO anexa como? Minha mãe não se deu conta disso quando foi emitida a nova certidão!Ai fiquei maluca liguei no cartório (e pra encontrar o cartório?! Aff já havia mudado de endereço...mas pula esta parte) no cartório eles falaram que não podiam fazer nada que a averbação constava apenas no livro (deles) de registro e que não poderiam transcrever a averbação para a minha certidão nesta hora eu enlouqueci!!!liguei lá no 0800 da RF falei da minha situação e atendente mandou eu falar com Delegado antes da entrevista e me deu o tel, liguei lá (isso era + - 11horas) falei com o Delegado que foi um amor ele mandou eu ir lá (ele falou que ia ficar me esperando até 13h30) sai do trabalho (afinal tenho 2 horas de almoço e a Policia Federal é uns 20 min de ônibus do meu trab)) fui lá desesperada. Quando cheguei ele me recebeu e pronto olhou toda a minha documentação ele me explicou que eu deveria retirar no cartório uma certidão de total teor (onde conta toda a historinha..) e anexar a documentação ele falou que se eu tivesse a minha primeira certidão de nascimento ele “passava um pano” , falou que usando o bom senso conseguiria liberar mas como a cópia que eu tinha estava em péssimo estado ele não poderia fazer nada. Hoje meu padrinho foi no cartório dar entrada pra retirar a certidão de total teor (R$40) ainda bem que ele pode fazer esta etapa pra mim caso contrario estaria perdida! O agendamento está marcado para dia 16, estou ansiosa espero que dê tudo certo afinal oque falta acontecer???

5 comentários:

Joyce Cristine - Au pair em Somerville - MA a partir 21 de Fevereiro de 2011!!! disse...

Vai dar certo sim!!!!!!!!!!!Estou torcendo por vc sempre!!!
bjs

Meeeeell disse...

Ai Náá....não acredito amigaa....
:(

poxa.... te desejo sorte e muito sucesso....
No fim vai dar tudo certo vc vai ver...são apenas alguns sustos e perrengues que a gente tem que passar!

Fica com Deus!
o que precisar, estou aqui!1
me add la no msn!
beijinhos

Sheilinha disse...

Naaaaaaaaa!! As coisas estão complicadas pra serem compensadas qd der ceerto!E vai dar, tenho certeza!
Tenha calma amiga, estou torcendo por nós, qqr coisa me liga!!!
Bjaaaaum
=D

elooh disse...

oii nadia então to mega feliz
por ter encontrado alguem de santos
então eu vo pela ci
to esperando terminar de tira a carta pra começar o processo
te desejo toda a sorte do mundo
agente podia um dia marca de se encontra a se vc quiser trinar ingles estamos ai
me add no msn
eloah_puff@hot.....
e eu não to postando pq naum tem muito coisa acontecendo na minha vidinha
mais agente vai conversando
kisses
qlqer duvida pode pergunta

Pâm disse...

Oie!

Muito obrigada pela visitinha la no meu blog, fico muito feliz :)

E menina, que confusão ein??? Sua vida de au pair já começou assim? hahaha.. Brincadeirinha... Mas que situação chata! Tudo pra tirar um passaporte que vale só por 5 anos! Por mim, passaporte deveria valer pra vida inteira, e quando vc trocasse o estado civil, aí sim, vc fazia outro... Maaas, hoje em dia nada é fácil, né? :) Pelo menos as coisas já estão resolvidas agora!

Tudo de bom pra vc, que teu processo de super certo!!

Beijos,
Pam

Postar um comentário